Princípios de Gestão das Organizações
A formação superior de jovens quadros que irão desempenhar funções nas mais diversas organizações, com a consequente tomada de decisão e respetivos impactos na Sociedade, por ter visto reduzido o seu ciclo, não deve ser inibidora de um pensamento holístico, por parte daqueles. Conscientes de que existem muitas formas e muitas obras escritas para abordar princípios de gestão das organizações, tendo por público‑alvo jovens ainda sem muito conhecimento da realidade organizacional, os autores acharam por bem desenhar uma abordagem funcional. Esta, cremos, constitui o alfabeto e a tabuada de uma sã gestão de recursos, pelo que permitirá aos leitores tomarem consciência das especificidades de cada função (nível vertical), e ter também uma visão transversal das várias funções de uma organização (nível horizontal).
Assim, o livro tem início com um capítulo introdutório sobre a gestão e os gestores, ao qual se segue um outro sobre teorias organizacionais. O terceiro capítulo apresenta as estruturas organizacionais. O capítulo quatro refere‑se ao marketing e no capítulo cinco é descrita a gestão de aprovisionamentos. O capítulo seis versa sobre a gestão de recursos humanos. O capítulo sete apresenta a análise económica e financeira. O capítulo oito aborda a temática da gestão estratégica. O capítulo nove ajuda a perceber os processos de tomada de decisão.
Por fim, o capítulo dez sensibiliza para a necessidade de ética e responsabilidade social na gestão das organizações e nas respetivas práticas de gestão.
Em tempos turbulentos, este livro é uma revisão modificada da 4.ª edição, que se complementa com o livro de Exercícios de Gestão das Organizações. Ambos se destinam ao público‑alvo que tem curiosidade e interesse em operacionalizar os conceitos ora apresentados.
Esperamos que o leitor possa obter da leitura do livro tanta utilidade quanta a satisfação que os autores tiveram em o escrever.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.