Métodos de Previsão em Gestão
No contexto económico atual, as empresas enfrentam desafios enormes para melhorar a eficiência e ao mesmo tempo manter a produtividade e a rentabilidade do negócio. Um dos fatores chave para o sucesso do negócio empresarial é a previsão de vendas. A crescente complexidade do processo de decisão faz com que seja necessário substituir os tradicionais elementos subjetivos e intuitivos de análise por adequadas ferramentas e metodologias de previsão, assentes em modernas técnicas estatísticas e econométricas, com vista a garantir verdadeiros resultados práticos que permitam gerar valor real para a organização. A previsão de vendas é um dos domínios da gestão em que os métodos de análise e ferramentas de cálculo se podem combinar com relativa facilidade e bons resultados.
Este livro expõe a problemática da previsão empresarial através do uso de ferramentas estatísticas. São abordados métodos qualitativos de previsão, como a opinião dos executivos, a opinião de peritos, a força de vendas e as expectativas dos consumidores. São apresentados métodos quantitativos de previsão, como a regressão, a tendência linear e não linear, as médias móveis, o alisamento exponencial e a metodologia de Box-Jenkins. São também explorados métodos de ajustamento de sazonalidade, movimentos cíclicos e efeitos de calendário em séries temporais. Para melhor compreensão dos conhecimentos transmitidos, a abordagem teórica efetuada é ilustrada por vários casos práticos, utilizando dados reais de vendas e de outras variáveis ligadas à gestão. As aplicações são feitas com recurso ao programa informático Excel, por ser acessível à maioria dos utilizadores comuns.
Métodos de Previsão para a Gestão é um instrumento útil e valioso para profissionais e estudantes de gestão, marketing, recursos humanos, economia, finanças e de outros campos em que os métodos econométricos e de previsão são relevantes. O domínio das ferramentas e metodologias de modelação e previsão nele apresentado vai proporcionar uma maior eficácia e eficiência no processo de tomada de decisão na organização e uma adequada resposta aos desafios que se colocam à gestão do futuro.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.