Em Profiling Criminal e Processo Penal procura-se fazer uma análise sobre o profiling criminal, falando-se nas diversas valências pluridisciplinares que estão albergadas no profiling tendo em vista o auxílio da investigação criminal e a prevenção criminal.
É dada atenção ao âmbito comportamental, falando-se nas várias vertentes e doutrinas que foram sendo realizadas ao longo do tempo, dando origem a uma ciência pluridisciplinar que visa a elaboração do perfil do criminoso, o perfil vitimológico e ainda fazer análises motivacionais.
Por outro, é importante perceber a utilidade do profiling criminal e, nessa perspetiva, é necessário proceder-se a uma análise das vantagens do uso dessa técnica no âmbito do processo penal, dando especial enfoque à questão mais estudada internacionalmente – os serial killers – e aos fenómenos mais frequentes em Portugal em que esta matéria poderá ser bastante útil – criminosos sexuais e incendiários.
Por fim, é realizada uma análise das ligações entre o profiling criminal e o Processo Penal, dando a atenção aos momentos processuais em que o profiling poderá ser uma mais-valia.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.