Criminologia Forense
Dentro do Sistema de Justiça Criminal contemporâneo, os métodos de deteção forenses têm adquirido um lugar de especial relevo. Hoje, um grande número de pessoas e organizações fazem uso de técnicas forenses para resolver uma ampla gama de problemas no contexto da justiça criminal. Em Portugal estes ‘ventos de inovação’ vêm chegando celeremente e urge actualizarmos-nos e munirmos-nos das competências necessárias para dar o salto qualitativo que inequivocamente se manifesta perante nós nos trâmites processuais forenses.
Enquanto que há uma infinidade de livros em praticamente todo o tipo de ciências forenses empregues na resolução de crimes e identificação e captura de criminosos, no entanto, pode observar-se uma clara falta de fontes que visam tanto o estudante de Criminologia como os profissionais no campo que pretendem alargar o seu conhecimento e desenvolver uma prática de combate à criminalidade atual, informada, deontológica e ética. Este livro pretende ajudar a colmatar esta lacuna, apresentando uma reflexão sobre os limites da prática criminológica no contexto forense sobretudo na sua interseção com o Direito Penal, aludindo a modelos de intervenção existentes noutros países com uma prática mais formalizada, propondo modelos de intervenção que encontram ressonância legal em Portugal e convidando a conhecer outras realidades sociais e culturais onde a prática da Criminologia Forense se encontra também no seu início.
Na tentativa de reunir dois saberes interdisciplinares, nomeadamente as Ciências Forenses e a Criminologia, o pano de fundo desta obra é também uma preocupação com o atual estatuto da profissão de criminólogo em Portugal. Ao ensaiar definições, temas e modelos, procuramos também encontrar vias de profissionalização da Criminologia assentes na prática, ética e deontologia de criminólogos forenses que gozam da vantagem da experiência por viverem em contextos nos quais a Criminologia Forense já encontrou reconhecimento e ressonância. Este livro será de particular interesse para estudantes e profissionais interessados em Criminologia, Justiça Criminal, Ciências Forenses, Processo Penal, métodos de intervenção criminológicos em contextos reais (investigativo e de assessoria técnica) e as respostas do público ao crime bem como a compreensão da criminalidade.
Com prefácio de Daniel B. Kennedy.
Autores: Tânia Konvalina-Simas, Brent E. Turvey, Daniel B. Kennedy
Avaliações
Ainda não existem avaliações.