Gestão Emocional de Equipas
Atualmente, a eficácia da gestão de equipas não depende exclusivamente das características inatas do gestor, nem da boa utilização de técnicas quantitativas. O que distingue um bom gestor de equipas são fatores de ordem emocional e comportamental. Os domínios da comunicação, gestão do tempo, gestão de conflitos, motivação, gestão do stresse, coaching e team building são pontos fulcrais para gerir uma equipa para o alcance de objetivos. Contudo, todos estes domínios podem ser falíveis, caso não exista ou escasseie a dimensão da inteligência emocional ao gestor de equipas.
A inteligência emocional revela-se de uma importância crescente. O autoconhecimento e o autocontrolo do gestor de equipas geram, na sua equipa, comportamentos mais positivos. Tais comportamentos podem traduzir-se em confiança, entreajuda, motivação e forte orientação para objetivos tendencialmente mais desafiantes e ambiciosos.
Este livro analisa a gestão das emoções no ambiente de trabalho, em geral, e no ambiente das equipas de projeto, em particular, e aborda, entre outros, os seguintes temas:
• Gestão das emoções em ambiente de equipa;
• Liderança e inteligência emocional;
• Comunicação em ambiente de equipa;
• Gestão do tempo e gestão de equipas;
• Motivação de equipas;
• Gestão do stresse e gestão de conflitos;
•Coaching e team building.
Nesta 5.ª Edição Atualizada, além dos muitos questionários de autoavaliação destinados a ajudar quem lidera equipas a cons-ciencializar-se e a melhorar o seu desempenho, apresentam-se novos desenvolvimentos sobre objetivos motivacionais e liderança em ambiente de mudança, bem como novos casos reais e exemplos práticos.
Destina-se a todos aqueles que têm responsabilidade na gestão de equipas em ambiente organizacional, a todos os profissionais de Recursos Humanos, bem como a estudantes e docentes do Ensino Superior.
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