Reflexões Contabilisticas
Durante vinte e dois anos (de 1978 a 1982 e de 1996 a 2013) fui o director e o editorialista da Revista de Contabilidade & Finanças (RCF), órgão da Associação Portuguesa de Contabilistas (APC) que havia sido criada em 3 de Março de 1975. De referir, no entanto, que o primeiro artigo que dei à estampa, intitulado “Auditoria: objectivo e breve resenha histórica”, foi publicado no número 1 do Boletim da APC (antecessor da RCF) relativo ao primeiro trimestre de 1976 (já lá vão quarenta anos!).
Ao longo daqueles anos escrevi quase uma centena de editoriais que versaram diversos temas relacionados com a Contabilidade. Relendo há tempos alguns dos referidos editoriais, pareceu-me oportuno reunir parte deles neste livro a fim de proporcionar a todos os que se interessam pela mencionada área de conhecimento as minhas reflexões sobre a mesma, as quais, necessariamente, foram evoluindo ao longo dos tempos.
Este livro está dividido em quatro grupos de reflexões apresentadas, dentro de cada grupo, por ordem cronológica: as que têm a ver com o ensino da Contabilidade; as que se debruçam sobre a problemática da normalização contabilística; as que abordam alguns aspectos da profissão contabilística e as que discorrem sobre o associativismo a nível da APC.
Embora os textos agora publicados não se afastem substancialmente daqueles que foram originalmente escritos, decidi introduzir nalguns deles não só pequenos aditamentos de forma a enquadrá-los melhor nas respectivas épocas como também algumas notas de rodapé onde pretendo chamar a atenção, de forma sucinta, para a evolução que ocorreu até aos nossos dias.
De mencionar também dois outros aspectos: por um lado, os editoriais correspondentes ao primeiro período acima referido (1978 a 1982) foram publicados sem títulos, razão pela qual os mesmos foram agora introduzidos; por outro lado, em Janeiro de 2005 a RCF procedeu à sua renumeração pelo que foi então tida em consideração a numeração das séries anteriormente publicadas.
Por via do que referi no início desta introdução, não há quaisquer reflexões sobre os quatro temas constantes deste livro durante os anos compreendidos entre 1983 e 1995, período que, sobretudo por via da nossa adesão à então Comunidade Económica Europeia (hoje União Europeia), foi extremamente importante para a Contabilidade no nosso país, quer no que respeita à sua normalização (por via da adopção das 4ª e 7ª directivas da CEE) quer no que refere ao seu ensino (devido à aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo e das suas posteriores alterações).
Não obstante esta limitação, penso que as reflexões a seguir apresentadas irão facultar a todos os que se interessam pela Contabilidade (estudantes, professores, investigadores ou profissionais) um conjunto de informações que lhes poderão ser úteis no contexto da actividade a que se dedicam.
Por fim, desejo salientar que todos os textos foram escritos com a grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.