Pai Ensinas-me a poupar?, é um livro de educação financeira direcionado para crianças. Recorrendo a um conjunto de diálogos entre pai e filha, este livro aborda dez diferentes temáticas introdutórias relativas à educação financeira. Essa abordagem é feita ao longo de dez diferentes conversas, que abordam temas como moeda, poupança, banca ou seguros, entre outras. O livro pode ser complementado com a App “Primeira Poupança”, disponível para download para diferentes dispositivos.
Era uma vez…
Assim começam (quase) todas as histórias para crianças! E assim pode começar também esta história…
Era uma vez um cidadão comum que, por vicissitudes da vida, se começou a preocupar com o problema da educação financeira, ou finanças pessoais, se assim o preferirem.
Era uma vez um pai que teve um pedido de uma filha para escrever um livro… e acedeu de bom grado.
E da conjugação destes dois “Era uma vez”, nasce este livro! De facto, há alguns anos que me comecei a preocupar com as questões da educação financeira. Desenganem-se aqueles que pensem que
isso acontece por ter feito a minha licenciatura em Economia e por, posteriormente, me ter dedicado à docência. Educação financeira não é Economia! Nem um Economista tem que ser perito em educação
financeira. Na realidade, arrisco a dizer que muitos alunos de Economia, por exemplo, não sabem sequer como funciona um cartão de crédito.
Mas para mim o pior é que a generalidade das pessoas não sabe isso.
Neste caso, estamos a falar de falta de educação financeira. Ou como pomposamente se gosta de chamar, falta de literacia financeira (vai dar ao mesmo).
Sei que há muitas pessoas que partilham desta opinião, eu apenas a reforço: a educação financeira é essencial para todos os cidadãos. Como é essencial, em meu entender, saber ler e escrever. E se aprendemos a ler e a escrever na escola, também se deveria ter educação financeira
nas escolas. Em Portugal existe, aliás, um programa curricular com esse objetivo. Infelizmente com pouca aplicação nas escolas. O objetivo deste livro está em consonância com esta questão, na qual acredito
profundamente.
À imagem de uma obra anterior, Pai Ensinas-me a Poupar? é construído em diálogo. Neste caso, entre um pai e uma filha: eu e a minha filha do meio! Aluna na escola primária, considero que esta é a altura ideal para as primeiras conversas sobre educação financeira. Pelo que me estou a ver, claramente, a ter estas conversas com ela ao longo dos próximos meses.
Na realidade, já tive algumas destas conversas com o irmão mais velho e até com ela própria. Mais que não seja porque no ano letivo passado tive o prazer de receber um convite para falar junto das crianças da
sala do colégio da minha filha, convite esse feito pela educadora Rosa Escabelado (a quem, desde já, agradeço). Foi uma conversa informal, mas que tem elementos que serão retratados neste livro. Além das conversas, também já coloco em prática com eles algumas das estratégias que aqui vão ser identificadas.
É o facto de, repito, acreditar profundamente que a educação financeira deve ser uma preocupação de todos, que me faz escrever este livro desta forma. Escrevê-lo em diálogo com uma criança significa que o tema pode (e deve!) ser tratado com todas as outras crianças. Porque a educação financeira não é uma forma de resolver os problemas financeiros das
pessoas. É, isso sim, uma forma de prevenir certos problemas. Tenho a certeza que muitos problemas de insolvência por parte das famílias, muitos problemas que ocorrem “porque o dinheiro não chega até ao
fim do mês” e até muitos problemas de relacionamento entre clientes e bancos poderiam ser evitados se as pessoas tivessem, em conjunto, uma maior consciencialização sobre esta temática.
A leitura deste livro não irá erradicar esses problemas nem a possibilidade de os mesmos existirem no futuro, caso uma criança o leia (ou caso o pai o leia para uma criança, que acredito que também seja uma
experiência engraçada). Mas certamente fará com que a criança seja mais conhecedora dos aspetos relacionados com a educação financeira e, assim, esteja mais preparada.
Silvia Alambert é Fundadora da The Money Camp® no Brasil, educadora financeira de crianças, jovens e adultos, certificada e licenciada pela Creative Wealth® Intl (USA), coach especializada em finanças pessoais, palestrante, colunista do blog “Além do Dinheiro” da Infomoney/Bloomberg, coordenadora do projeto de educação financeira para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade sócio econômica pelo ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada), atuou durante 18 anos em empresas multinacionais nas áreas de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento e Marketing.
Paulo Jorge Silveira Ferreira é atualmente docente e investigador no ensino superior, tendo também atividade ligada à formação e consultoria empresarial. Licenciado e Mestre em Economia e Doutorado em Gestão, é autor de outros livros técnicos.
Pai Ensinas-me a Poupar?
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