A obra está estruturada em duas partes: uma teórica e outra prática.
Na primeira parte são apresentadas as teorias que justificam a auditoria, os seus aspetos conceptuais, as normas que regem a atividade e os conceitos-chave (risco em auditoria, materialidade e prova). Pretende-se que o leitor entenda a relação existente entre os conceitos-chave, se familiarize com o modelo de risco em auditoria e reconheça as suas limitações, aprenda a calcular e a utilizar a materialidade, e conheça, igualmente, os objetivos e os procedimentos de auditoria.
Na parte prática analisamos as principais rubricas das demonstrações financeiras, realçando como os conceitos explanados na parte teórica interagem com o trabalho dos auditores e com os problemas mais frequentes com que estes se deparam. Assim, dentro de cada rubrica, são identificados os riscos inerentes, os riscos de controlo, a materialidade alocada, os principais problemas e os procedimentos encetados pelos auditores para manter o risco de auditoria num nível baixo. Explanamos as diferentes formas que o relatório de auditoria pode tomar, tendo já por base as Guias de Aplicação Técnica, emanadas pela OROC, que vieram alterar o conteúdo e a forma da Certificação Legal das Contas/Relatório de Auditoria.
Para um melhor entendimento do leitor o autor apresenta exemplos reais e um caso integral, desde o planeamento até à emissão do relatório de auditoria.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.