Contabilidade das Sociedades e Consolidação de Contas Casos Práticos
Na primeira parte, a presente obra apresenta um conjunto de casos práticos que permitam entender a repercussão contabilística no capital próprio dos factos, muitas vezes únicos, que ocorrem no seio da atividade societária, em particular, a constituição de sociedades, a aplicação dos resultados e as modificações do capital (nomeadamente, aumentos e reduções de capital, amortização de quotas/ações e aquisição de quotas/ações próprias).
O crescimento das empresas e a globalização dos seus negócios dá origem a ligações entre empresas através da aquisição de participações no capital, o que propicia a criação de grupos económicos. Estes assumem, hoje em dia, uma grande importância económica e financeira, na medida em que asseguram uma grande parte da atividade industrial e comercial dos países desenvolvidos. A existência de grupos económicos liderados pela designada empresa-mãe, conduz à necessidade de apresentação de contas consolidadas. Assim, a segunda parte desta obra é dedicada a um conjunto de casos práticos que visam contribuir para a compreensão e aplicação prática da técnica de consolidação de contas, em articulação com a mensuração das participações de capital pelo método da equivalência patrimonial.
Sandra Maria Geraldes Alves é Doutorada em Contabilidade, professora Adjunta do ISCA-UA, onde tem lecionado unidades curriculares na área da Contabilidade Financeira, Contabilidade das Sociedades e Consolidação de Contas, em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.
É formadora da OCC, bem como em cursos promovidos pela Universidade de Aveiro.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.