Contabilidade de Gestão Cost and Management Accounting
A Contabilidade de Gestão é um instrumento de informação para os gestores e decisores empresariais. “A informação é a matéria-prima da decisão”, mas a boa informação prepara os gestores para as melhores decisões operacionais e estratégicas, contribuindo para que as empresas possam atingir os seus objetivos, ao passo que a informação errada é uma porta aberta para o insucesso e, por vezes, para o desastre.
Este livro, nas áreas Cost Accounting e Management Accounting tem a preocupação de ser atual sobre contabilidade de gestão e informação para a decisão, baseado nos princípios e nas práticas seguidas pelas empresas de referência e mais competitivas a nível global. As estratégias seguidas por aquelas empresas têm por suporte a redução eficaz e adequada dos custos das operações, dos processos e das atividades, sem recurso à prática das “serras mecânicas”, utilizada por gestores pouco qualificados e, que recorrendo aos cortes cegos da austeridade, acabam por destruir valor no interior das empresas, levando-as com frequência à destruição.
Uma gestão eficaz dos custos e das vendas de bens ou de serviços prestados conduz à criação de valor na ótica da empresa e do acionista e aos melhores resultados.
Neste livro, para além dos temas tradicionais da contabilidade de custos e de gestão, em especial, os conceitos básicos de custos, os sistemas de custeio e os métodos de apuramento dos custos e de obtenção dos resultados, são desenvolvidos outros assuntos com atual relevância, o custeio baseado nas atividades – ABC (Activity-based costing), o Time-Driven ABC, o modelo CVR (custo – volume – resultado) e trata os temas do sistema de custos padrões e a gestão orçamental.
O orçamento de base-zero, ZBB (zero-base budgeting), continua a despertar muita atenção e gera uma enorme discussão à sua volta, sendo idolatrado por uns e odiado por outros. É de crer que na base deste extremar de posições está o desconhecimento ou o conhecimento insuficiente sobre o que é de facto o ZBB.
Domingos S. Ferreira é Doutor em Gestão pelo ISCTE, Master in BusinessAdministration (MBA Finance) pela Manchester Business School e Licenciadoem Finanças pelo ex-ISCEF/ISE da Universidade T. Lisboa. Possui pós-graduações em Corporate Finance e Corporate Strategy pelo MIT Sloan Schoolof Management do Massachusetts Institute of Technology e um Executive MBApela Columbia Business School (N.Y.).É presidente da CapMerg, SA empresa especializada em fusões, aquisições ereestruturações de empresa e administrador da Estímulo Investimentos, SA.É professor nas áreas de Finanças dos Mercados e Empresariais e de Gestão.