O ano de 2023 ficará marcado na história das associações públicas profissionais como sendo particularmente exigente. A Lei n.º 12/2023, de 28 de março, produziu um conjunto de reformas e alterações significativas ao regime de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais.
A reforma das associações públicas profissionais teve como principais objetivos:
• Reforçar a independência, através do aumento da isenção e autonomia da função regulatória das Ordens Profissionais, apostando na integração de personalidades de reconhecido mérito e independentes à profissão, particularmente quando os seus órgãos exerçam funções disciplinares ou avaliem os jovens profissionais no acesso à profissão;
Todos os pontos enumerados anteriormente visam cumprir com as recomendações nacionais e internacionais, nomeadamente da Comissão Europeia, OCDE e Autoridade da Concorrência.
No que à Ordem dos Contabilistas Certificados diz respeito, várias foram as alterações produzidas ao nível do EOCC e dos demais regulamentos que acompanham a profissão. Salienta-se desde já, no âmbito do exercício da profissão, a possibilidade de criação de sociedades multidisciplinares e a manutenção, com alterações pontuais, da possibilidade de criação de Sociedades de Profissionais de Contabilistas Certificados e de Sociedades de Contabilidade.
No entanto, foi ao nível do acesso à OCC que ocorreram as maiores alterações, estando agora previstas e disponíveis três formas de acesso à profissão. Como será analisado ao longo das próximas páginas, a componente de Ética e Deontologia assume uma importância vital no acesso à profissão.
É neste contexto e com vista a contribuir para a manutenção, crescimento e fortalecimento da profissão de contabilista certificado que desenvolvemos esta obra. Não se trata, em exclusivo, de promover um guia para um possível estudo para um aproveitamento com sucesso no exame de acesso à OCC, mas também poder auxiliar, tanto alunos como formadores/professores, a sistematizarem uma linha de pensamento e raciocínio sobre a profissão e sobre os valores e regras de conduta que regem a profissão.
Esperamos que as próximas páginas contribuam humildemente de forma positiva para a dignificação contínua desta profissão de interesse público, tanto na relação entre colegas, com os clientes e com as demais instituições que intervêm nesta complexa, exigente, mas sobretudo gratificante missão que os contabilistas certificados abraçam diariamente.
Outros livros de preparação para o exame de admissão à OCC:
IRC Imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas preparação para provas de conhecimento
Contabilidade de Gestão Preparação para as Provas de Admissão à OCC
Mais informações sobre os exames da OCC:
Errata à segunda edição:
Errata – 2ª Edição Ética e Deontologia preparação para o Exame da OCC 2ª Ed.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.