«A área de eleição da autora, a contratação pública, como se sabe, constitui uma base muito importante para o surgimento do gasto público e onde se registam as mais diversas anomalias e irregularidades.
Com esse intuito, a autora procura clarificar e clarifica, nos seus diversos aspectos o “iter” do processo, na Contratação Pública, de um ponto de vista teórico, porque debita reflexões que são importantes para a compreensão de matérias consideradas fundamentais, neste domínio e, de um ponto de vista prático, porque nele se encontra todo o percurso, devidamente fundamentado, das várias acções próprias de cada procedimento de contratação, contidos na Lei, que conduzem à celebração da relação contratual, causadora do desencadear de um conjunto de obrigações e de direitos entre o Estado e, bem assim, a sua Administração Pública, por um lado e, as entidades contratadas, por outro lado.
Segundo as palavras da autora: “A Lei n. º 9/16 acabou por ser vítima das mutações económico-sociais que a envolviam (…)”. Constituindo, por isso, a nova LCP “o modo adequado de combate às lacunas e incongruências detectadas na lei anterior”.
No domínio dos princípios que subjazem à Contratação Pública, a autora conduz-nos à sua profunda análise, fazendo sobressair quão importante é a sua observância.»
Do prefácio de Elisa Rangel Nunes
Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto
Juíza Conselheira do Tribunal de Contas
Presidente da Segunda Câmara
Avaliações
Ainda não existem avaliações.