A importância vital da argumentação surgiu-me numa conversa com um amigo, há muitos anos. Lembro-me que ele me terá dito algo do género: “Paulo, nem te fica bem que utilizes argumentos tão destituídos de lógica”. Aquela frase impactou-me bastante, e ainda bem!
Vários anos depois, e após terminar um curso de Direito, reativei essa memória. Meses antes da saída do Cem Argumentos, em 2003, comecei a escrever um livro que sistematizasse algumas recomendações que contribuíssem para uma capacidade de argumentação incensurável.
Naturalmente, a Lógica e a sua aparente falta – a Retórica, muito ilustrada através das falácias de raciocínio, teriam de estar presentes. No entanto, não poderia deixar de incluir no livro a força que tem a palavra da Lei e a dialética que se estabelece em processos contenciosos. Curiosamente, por esta razão, o livro seria recomendado a muitos alunos de Direito.
Hoje, 20 anos passados da 1ª edição do Cem Argumentos, a Vida Económica, oportunamente, lança uma 2ª edição.
“Este livro é dedicado a todos aqueles que querem ter o bom senso de não perder tempo com argumentos mal-amanhados e ao mesmo tempo que aprendem algo de Lógica, Retórica e Direito dando, deste modo, um sinal de inteligência”
Avaliações
Ainda não existem avaliações.