Manual de Inovação Financeira
A inovação financeira tem sido um tema cada vez mais relevante no cenário económico global, trazendo consigo mudanças significativas na forma como lidamos com o dinheiro e com os investimentos. No entanto, é importante ressaltar que a inovação financeira também traz consigo desafios jurídicos e regulatórios que precisam de ser cuidadosamente acautelados. A regulação financeira desempenha um papel fundamental na proteção dos investidores e na garantia da estabilidade do sistema financeiro como um todo.
Com a rápida evolução das tecnologias financeiras, como as Finanças Descentralizadas (DeFi), FinTech, RegTech, SupTech, Regulatory Sandboxes, Innovation Hubs, Criptomoedas, Criptoativos, Tokens, Altcoins, Stablecoins, Initial Coin Offering (ICO), Redes Peer-to-Peer, Blockchain, Distributed Ledger Technology, Non-Fungible Tokens, Decentralized Autonomous Organizations (DAO), Crowdfunding, Smart Contracts, Robo-Advisors, ETFs, os legisladores têm agora o desafio de adaptar e atualizar as leis existentes e desenvolver novas regulamentações.
Para além dos aspetos jurídicos, cabe referir que apesar da atenção mediática que estas inovações têm tido, ainda existe uma elevada dificuldade em resumir, em poucas palavras, o significado destes conceitos e expressões.
Embora já existam muitos livros e artigos de investigação que exploram cada um destes temas, com uma elevada objetividade e profundidade, em bom rigor, os seus conceitos continuam a ser impercetíveis para a generalidade das pessoas.
Este livro procura desmistificar estes conceitos e tem como objetivo auxiliar o leitor, a compreender o presente (e o futuro) da inovação financeira.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.