A gestão estratégica, uma das áreas da gestão em que se verifica um maior dinamismo quer no seu desenvolvimento teórico quer no que respeita à sua aplicação prática é, geralmente, vista como a cúpula das diversas áreas em que se pode decompor a gestão de uma empresa. O seu ensino, por regra, é ministrado na parte final dos cursos de graduação e mais aprofundadamente nos cursos de pós-graduação.
Com o presente livro procurou-se ir ao encontro das necessidades desses dois grupos de estudantes (de graduação e pós-graduação) bem como dos gestores que exercem ou perspectivam vir a assumir funções de gestão nos níveis superiores, ou consultores e outros técnicos que pretendam desenvolver ou reciclar conhecimentos nesta área.
O livro procura apresentar a diversidade de posições que, em alguns aspectos, se verifica e que enriquecem a disciplina. Parte-se do princípio de que não existem receitas para resolver os problemas de gestão estratégica e que um seguro domínio da diversidade de teorias e abordagens facilita a tomada das decisões que traduzem a concretização da estratégia pensada.
Nesta nova edição introduziram-se dois novos temas — a teoria dos jogos e os modelos de negócio — e algumas notas sobre a importância das vantagens competitivas transitórias, análise dos três círculos estratégicos, auditoria dos recursos humanos e auditoria estratégica. Aproveitou-se a oportunidade para melhorar o tratamento dado aos rácios, com destaque para o ponto crítico de vendas cuja importância nem sempre é reconhecida.
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