Manual de Contrato Psicológico de Trabalho
As organizações podem recrutar e selecionar, formar, integrar os melhores profissionais mas se não conseguirem incentiva-los ou manter e aumentar a sua motivação, eles não apresentarão o desempenho desejado. Para se alcançar estes sentimentos intrínsecos, as organizações precisam estar em contacto constante com os seus colaboradores, acompanhando as suas necessidades e seus problemas. em suma, precisam criar uma relação estável entre o empregador e o colaborador.
O presente manual foi elaborado especificamente pelo facto de os estudos da relação empregado-empregador ter ganho maior importância, gerando a necessidade de entender alguns processos básicos que ocorrem nas relações de trabalho, especialmente a compreensão do que ocorre na interação empregador-empregado, tendo em conta que um dos conceitos usados para analisar o relacionamento entre o empregador e empregado é o conceito de Contrato Psicológico.
Na aplicação do conceito de Contrato Psicológico à gestão de recursos humanos existem perguntas que têm de ser respondidas:
Como é que a organização vê os seus colaboradores e o que deles espera?
Como é que os colaboradores veem a sua organização e o que dela esperam?
O que acontece quando as expectativas de ambas as partes não são satisfeitas?
As respostas a estas questões são tratadas neste manual.
Conciliando a vertente teórica e prática, este livro é uma excelente ferramenta de apoio para estudantes, docentes, empregadores, gestores, colaboradores e outros agentes do setor público e privado que pretendam melhor compreender e melhor agir relativamente ao comportamento das pessoas e das organizações, particularmente na relação entre o empregador e o trabalhador.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.