A Construção da União Europeia
A União Europeia constitui uma das mais arrojadas aventuras políticas da Humanidade. Em 60 anos, conseguiu transformar um espaço bélico milenar numa zona de cooperação transnacional, caracterizada por uma espiral de partilha contínua de soberanias.
No entanto, no início do século XXI, o projeto enfrenta dúvidas, críticas e incertezas. Urge, por isso, repensá-lo. Neste livro, a autora responde a perguntas e inquietações sobre o sucesso e o insucesso da integração europeia. Fá-lo, fazendo o contraponto entre o rodopio ziguezagueante das fronteiras europeias de entre as duas grandes guerras e o espaço de paz, desenvolvimento e progresso do século XXI.
Analisa, para isso, a construção do processo, explorando acontecimentos marcantes, procurando dialéticas subjacentes e linhas de sucesso paradigmáticas. Aborda o aprofundamento institucional dos vários tratados, as dificuldades dos sucessivos alargamentos, as propostas arrojadas para a solução das crises, a mudança fundamental dos anos noventa e as respostas decisivas do novo milénio.
Invoca também os alicerces da fronteira externa comum, o mercado único, o espaço Schengen, a moeda única e a política de segurança comum, afirmando que as fronteiras que antes da II Guerra Mundial dividiram os Europeus se transformaram em marcos de união que persistem em aprofundar-se e alargar-se.
E, para transformar a leitura deste livro numa viagem apetecível e enriquecedora, a autora procura criar nexos de inteligibilidade e marcas de autenticidade, recorrendo a uma linguagem que transforma complexidades em narrações compreensíveis. Pensado para estudantes e para os leitores comuns que tentam compreender o mundo em que vivem, apresenta-se como um livro fundamental para todos.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.