Estatística para a Qualidade
As organizações precisam de usar mais técnicas e métodos de controlo e gestão e não menos que no passado recente. As técnicas estatísticas mais simples permitem ganhar significado e tirar proveito dos dados gerados pelas atividades internas e dar contributos ao entendimento das tendências nos mercados e contextos externos.
A competitividade obriga a dar resposta a maiores exigências dos clientes e outras partes interessadas, mantendo os preços a níveis aceitáveis, o que só pode ser conseguido através de processos robustos, seguros, flexíveis e otimizados, em todas as fases do ciclo de vida dos produtos e serviços.
A crescente complexidade e incerteza, nas sociedades e nos mercados, necessita que os níveis de conhecimento sejam significativamente incrementados, sendo as técnicas estatísticas cada vez mais imprescindíveis para este efeito.
Este livro introduz as técnicas estatísticas mais simples de forma aplicada e próxima das práticas mais necessárias ao controlo e melhoria dos produtos, serviços e processos, através de muitos exemplos resolvidos e explicados, e interessa:
– Aos gestores, que poderão extrair daqui uma ideia clara das técnicas estatísticas mais comuns, bem como as vantagens da sua aplicação;
– Aos técnicos da qualidade, do ambiente, da segurança, e de outras áreas, que poderão encontrar uma sistematização de conceitos e um guia prático para o uso de técnicas estatísticas;
– Aos estudantes de engenharia, gestão, economia, que poderão encontrar uma abordagem pragmática e profissionalizante de várias técnicas e métodos.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.