Introdução à Programação em Mathematica
“O texto inclui uma introdução à utilização do ambiente e linguagem mathematica, permitindo que alguém que nunca os tenho utilizado possa, sem consultar outros manuais, sentar-se em frente de um computador e começar a trabalhar! Trata-se de um instrumento precioso para quem, como os alunos menos familiarizados com ambientes de programação, necessita de um acompanhamento passo a passo na utilização das ferramentas de programação. O texto inclui inúmeros exemplos, sempre escolhidos com sentido de oportunidade e procurando cobrir diversas áreas de aplicação em Ciência e Engenharia.”
José Luíz Fiadeiro
Professor Associado da Faculdade de Ciencias
da Universidade de Lisboa
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
AGRADECIMENTOS
1 PRIMEIROS PASSOS
1.1 Como começar?
1.2 Informações Genéricas
1.3 Uma Pequena Sessão
1.4 Impressão e Gravação
2 CÁLCULO E VISUALIZAÇÃO GRÁFICA
2.1 Cálculo Numérico
2.2 Cálculo Simbólico
2.3 Geração de Gráficos
2.4 Limites
2.5 Somatórios e Séries
2.6 Desenvolvimento em Série
2.7 Funções e Expressões
2.8 Derivação
2.9 Primitivação e Integração
2.10 Resolução de Equações
2.11 Cálculo Vectorial
2.12 Cálculo Matricial
2.13 estatística
2.14 Química
3 PROGRAMAÇÃO EM MATHEMATICA – PRELIMINARES
3.1 Expressões
3.2 Tipos em Mathematica
3.3 Atribuição Imediata
3.4 Composição Sequencial
3.5 Escrita de Resultados
3.6 Listas
4 DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES POR ABSTRACÇÃO FUNCIONAL
4.1 Definição de Funções por Expressões
4.2 Sequenciação na Definição de Funções
5 PROGRAMAÇÃO RECURSIVA, IMPERATIVA E FUNCIONAL
5.1 Programação Recursiva
5.2 Programação Imperativa
5.3 Programação Funcional
5.4 Comparação e Combinação dos Paradigmas
6 EXEMPLOS COMPLEMENTARES DE PROGRAMAÇÃO
6.1 Precisão Numérica
6.2 Ordenação
6.3 Grafos
7 REESCRITA, EXPRESSÕES E FUNÇÕES
7.1 O Mathematica com Sistema de Reescrita
7.2 Atribuição Imediata versus Diferida
7.3 Regras de Reescrita Locais
7.4 Expressões como Listas
8 EMULAÇÃO DA MÁQUINA URM E FICHEIROS
8.1 Ficheiros
8.2 Emulação da Máquina URM
9 PROGRAMAÇÃO POR CAMADAS, TIPOS E PACOTES
9.1 Motivação e Descrição
9.2 Tipos de Dados Abstractos em Mathematica
9.3 Definição de Camadas como Pacotes
9.4 Programação por Camadas: Torres de Hanói
10 APLICAÇÕES
10.1 Simulação Digital, Discreta e Estocástica
10.2 Travessia em Grafos e Reutilização de Tipos
10.3 Demonstração Automática
A QUADROS DE EMULAÇÃO
A.1 Emulação da Invocação de Uma Função
A.2 Emulação de Ciclos
B REESCRITA DE UM If POR REGRAS GLOBAIS E LOCAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ÍNDICE REMISSIVO – CONCEITOS
ÍNDICE REMISSIVO – SISTEMA MATHEMATICA
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