Semiologia Médica Princípios, Métodos e Interpretação
A Semiologia Médica, isto é, a obtenção dos dados relevantes da evolução temporal das queixas e do exame físico, constitui a base da compreensão do ser humano doente. E também o seu cume, visto que a valorização dos dados analíticos exige sempre a aplicação do seu valor abstrato à especificidade irrepetível do doente em causa.
O domínio da semiologia é muito complexo, e de aquisição demorada e trabalhosa, implicando o domínio de vários componentes: conhecimento da fisiologia normal e dos múltiplos mecanismos de doença, mestria dos métodos e técnicas de colheita de dados, sejam eles a história clínica, a observação psicológica ou o exame físico, e a capacidade de interpretação dos dados recolhidos. A estas aptidões mensuráveis e suscetíveis de aprendizagem programada deve associar-se ainda um componente difícil de definir, mas que repetidamente tem sido designado de “arte”: algo de intrinsecamente humano, intangível, e, no entanto, essencial, suscetível de enformar os outros conteúdos numa síntese holística.
A 2ª edição do Semiologia Médica foi revista, atualizada e aumentada, conservando as características que a destacaram como obra de referência em língua portuguesa – uma obra dedicada inteiramente ao objetivo de expor de forma didática os fundamentos, as bases metodológicas de interação com os doentes, recolha de dados e exame físico, de forma precisa, operacional e significante (sempre que a matéria o justifica, optámos por estruturar o capítulo em “Anamnese” e “Exame Físico”).
É objetivo deste livro fornecer de uma forma concisa e com sentido prático – através de uma linguagem simples e sintaxe curta e eficaz – os aspetos fundamentais referentes a:
· Metodologia da colheita da anamnese
· Técnicas exploratórias do exame físico
· Principais achados referentes a cada aparelho ou sistema
· Interpretação fisiopatológica dos sinais e sintomas
· Bases gerais do raciocínio clínico
Estamos perante uma obra essencial para o dia a dia de qualquer profissional de saúde seja durante a sua formação ou já na prática clínica, pois, entre outras, abrange o estudo das seguintes especialidades: Neurologia, Oftalmologia, Hematologia, Cardiologia e Dermatologia. Foram ainda acrescentados dois novos capítulos: “Semiologia da Psiquiatria” e “Semiologia da Adolescência”, completando assim uma obra já fundamental no panorama da saúde.
J. L. Ducla Soares
Professor Associado com Agregação de Medicina I – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa;
Diretor de Serviço Medicina Interna (Serviço de Medicina I) – Hospital Santa Maria, CHLN, E.P.E. – Lisboa
Avaliações
Ainda não existem avaliações.