O Lugar da Utopia
Este livro sobre o passado está virado para o futuro. De certo modo fala do país em que vivemos, do mundo à nossa procura (Rúben A) e do futuro das sociedades democráticas.
Toca ainda o presente e a sua relação com o futuro.
Em linguagem acessível, coerente, fluida, António Lúcio Baptista faz nesta obra uma reflexão sobre o papel da ciência no jogo da vida democrática na sociedade moderna.
Partindo da sua própria história pessoal, da sua riquíssima experiência enquanto médico, encaminha o leitor pelas geografias que conhece, abre pistas de reflexão sobre perdas e ganhos no campo do aproveitamento da ciência pelas empresas e pelo próprio Estado; lamenta os tesouros que já se perderam e continuam a perder; enaltece o papel da inovação, da valorização do mérito, do trabalho, da racionalidade e da otimização de todos os recursos nacionais.
Num discurso sóbrio, pragmático, despretensioso, todavia robusto na argumentação, e inquietante na denúncia, o autor ousa mexer fundo na consciência dos decisores, sejam eles políticos, empresários ou académicos, apontando caminhos, iluminando projetos, desafiando consciências, propondo soluções.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.