Maus-Tratos a Pessoas Idosas
A violência sobre as pessoas idosas é um problema social que integra a agenda política internacional e nacional. Esta violência pode assumir diversas formas e representar vários tipos de crimes. Torna-se, por isso, emergente definir políticas públicas na promoção de estratégias de envelhecimento ativo e para uma efetiva prevenção da violência.
Com uma abordagem multidisciplinar, o presente livro trata esta problemática do ponto de vista de várias áreas científicas, desde uma visão demográfica, à psicologia, passando pelo direito, pelo serviço social, pela enfermagem e pela sociologia.
Apresentando modelos de intervenção, assim como instrumentos de deteção de maus-tratos e de avaliação da atuação dos diversos profissionais e cuidadores envolvidos, esta obra conjunta oferece ainda temas inovadores tais como o envelhecimento de pessoas com deficiência, a intervenção psicológica após a descoberta de maus-tratos, a avaliação neuropsicológica para determinação de capacidade financeira, a perícia de escrita manual (para deteção de falsificações de testamentos e outros documentos) e o suicídio cometido pela população idosa.
Uma obra de leitura obrigatória para profissionais, estudantes e investigadores de várias áreas, bem como para todos os que trabalham na defesa e na promoção dos direitos das pessoas idosas.
Temas em destaque:
· Tipologia de maus-tratos
· Enquadramento jurídico-penal do abuso
· Estratégias de prevenção, deteção e intervenção
· Violência em contextos familiar e institucional
· Perspetivas do idoso e do cuidador formal
· Envelhecimento de pessoas com deficiência
· Intervenção psicológica após descoberta de maus-tratos
· Avaliação neuropsicológica para determinação de capacidade financeira
· Perícia de escrita manual para deteção de falsificações
· Suicídio nas pessoas idosas
Coordenadores
Mauro Paulino
Coordenador da Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Psicólogo forense consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (Gabinete Médico-Legal e Forense Península de Setúbal). Detém o grau de Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Membro do Grupo de Trabalho da OPP – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Violência Doméstica. Coordenador da pós-graduação em Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra (FPCEUC). Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) (FPCEUC) e do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Integra a Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia da UAL. Autor e coordenador de diversos livros. Professor Convidado em várias universidades nacionais e internacionais.
Dália Costa
Doutorada em Sociologia da Família, mestre em Sociologia, pós-graduada em Ciências Criminais e licenciada em Política Social. Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa). Coordenadora da pós-graduação em Criminologia e Reinserção Social. Investigadora, fundadora e cocoordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) e Investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), com coordenação e participação em vários projetos de investigação nacionais e internacionais.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.